sexta-feira, 8 de agosto de 2014

"As opiniões são como as vaginas: cada uma tem a sua e quem quiser dá-la, dá-la!", by Diácono Remédios

Impressionante como TODA a gente tem uma opinião pronta a dar sobre a gravidez!!!
No mesmo dia, consigo ouvir os seguintes comentários:
"A tua barriga está enorme para 5 meses"
"Parece que engoliste um caroço de azeitona, está tão pequeno"
"Estás demasiado magra"
"A tua barriga está muito em baixo..."
"Tens de dar de mamar até aos 3 anos" (Sim, anos... Não me enganei...)
"Não podes comer sushi!"
"Um copo de vinho não te faz mal"
"Precisas de descansar"

Enfim.. Precisam que continuem? Acho que não!
Todo o santo dia as conversas repetem-se e parece que de repente, todas as pessoas à nossa volta se tornarem médicas e têm um parecer a dar sobre o meu estado de graça.
Inicialmente ainda me dava ao trabalho de ouvir, era (e sou) mãe de primeira viagem e toda a informação é bem vinda. Até que rapidamente percebi que tinha de começar a filtrar a informação que me dão até porque na realidade não pedi opinião do meu estado de gestação a ninguém!
Agora estão a pensar: "Que ingrata! As pessoas só querem ajudar..." Verdade. Mas se fosse fazer tudo o que as pessoas me dizem para fazer ou me preocupar com tudo o que me dizem, acabaria por ter uma gravidez num stress danado, sempre a pensar se o que estou a fazer é o melhor para o meu filho ou não.

Depois de muito ouvir, cheguei a uma excelente estratégia, que recomendo a todas as mães: Deixem as pessoas dar as suas opiniões e sentirem-se úteis, mas FILTREM! Filtrem muito (ou tudo)! Têm dúvidas? Perguntem! Mas perguntem a quem vocês se identifiquem como mães.
Todas as nossas opções são somente nossas e devem ser aconselhadas pelo nosso médico (mas mesmo médico, tá?). Até os médicos, uns "deixam" comer sushi, outros não, outros proibem presunto, carnes mal passadas e saladas mal lavadas. Façam o que o vosso instinto vos diz, que é o que está realmente certo! É tudo nossa opção.
Eu OPTEI por não comer sushi, como para o ano! Não faz mal.
Eu SEI que posso beber um copo de vinho, todos os dias se quiser. Mas OPTEI por não beber. Só molho os lábios em brindes e só com vinho tinto.
Eu POSSO comer marisco, e como. Mas OPTEI por não comer amêijoas, ostras, etc...
Até os cigarros, OPTEI por deixar antes de engravidar e consegui e orgulho-me disso. Mas não censuro quem não consegue e fuma durante a gravidez. Até porque não tenho nada a ver com isso.

As escolhas são somente nossas e quem decide no final das contas somos só nós.

E quando tiverem opiniões sobre a vossa gravidez e tamanho da barriga, etc, respondam com o vosso melhor sorriso (que é a nossa melhor arma) assim:

"Eu e o meu filho estamos muito bem, obrigada!"

Sem comentários:

Enviar um comentário