quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Células Estaminais


No outro dia a deambular pela net, cruzei-me com este texto e fiquei logo com vontade de o ler só por causa do seu título.
"Porque é que não fiz a recolha de células estaminais dos meus filhos?"


E realmente fala-se muito de quem faz e que é o melhor para a criança e que imaginem que acontece alguma coisa e blá blá blá, mas nunca se fala destas mães discriminadas e quiçá piores mães que não o fazem.
Eu não fiz do Vi e não vou fazer do Baby F. Não fiz porque sempre achei todo o marketing à volta disto demasiado virado para o "mea culpa" e para o "what if?" e com poucas provas dadas.
E houve duas coisas que me deparei, por muito parvas que sejam, que também me fizeram tomar essa decisão:
- Todos os médicos amigos com quem falei em termos pessoais, ninguém nunca fez com os seus filhos e nunca quiseram aprofundar muito a questão;
- Quando quis doar as minhas células para estudos e que fizessem delas o que quisessem, isto é banco público, também me disseram que não era possível, pois só num hospital do Porto é que isso se fazia.

Ora, faz sentido uma pessoa não conseguir contribuir para o avanço da ciência a custo 0 para mim como dadora em vez de congelar uma ínfima hipótese do meu filho utilizar uma coisa e mesmo que necessite dela, pode nem estar utilizável na altura por uns bons milhares de euros? A mim não me fez sentido. E então não o fiz e não o farei novamente.

Enquanto usarem os nossos sentimentos de mãe e pai, misturados com hormonas aos saltos, não obterão a minha ajuda. Quando a quiserem genuinamente e possa doar para ajudar crianças aleatórias e desenvolver novas curas, contem comigo!

E vocês? Que opinião têm sobre as células estaminais?

Sem comentários:

Enviar um comentário