terça-feira, 24 de outubro de 2017

Indecisões que mudam uma vida


Nota: Este texto é só um desabafo, não farei referência à instituição em questão para preservar a segurança do meu filho, como a instituição. Tudo o que terei a dizer, direi diretamente na escola.




Toda a minha vida proclamei aos 7 ventos que quando tivesse filhos, eles iriam para a escola onde eu andei e onde fui tão feliz na minha infância. E que para além disso, é conhecida por puxar pelos miúdos e de ficarem muito bem preparados para o resto da sua vida escolar.
Quando engravidei, o H nem opinião teve sobre o assunto. Ainda estava eu grávida, inscrevi o Vi numa escola desta instituição, já com o intuito que quando fizessem os 3 anos, iria para a minha escola que era mais perto de casa. Portanto, durante dois anos, lá fui eu para o centro da cidade para o Vi já andar numa das escolas do grupo e consegui o meu objetivo. Ele entrou na minha escola! Eu estava tão contente... Ainda por cima alguma pessoas ainda eram do meu tempo e lembravam-se de mim. Tinha a CERTEZA que estava a fazer a escolha mais acertada para o Vi.

Da escola no centro da cidade, não tenho rigorosamente nada a apontar! Sempre adorei! As pessoas fantásticas, uma aproximação com os pais ótima e, a cima de tudo, os miúdos andavam felizes! E o Vi não era exceção, por isso eu andava muito satisfeita com a minha escolha.

Veio o mês de setembro e começou então a escola nova. Obviamente que não foi fácil, nem para mim, nem para ele. Mas isso já todos sabíamos.
Passado uma semana já chorava só para ver se me dava a volta e na segunda semana já estava impecável. Mas acho que o choque acabou por ser maior para mim do que para ele...
Eu estava habituada a uma escola familiar, pequena, e agora o Vi estava na escola dos "grandes" como eu lhe explico e as diferenças são abismais, e sempre achei que com o tempo me iria habituar, mas realmente há coisas que estou a ter imensa dificuldade em encaixar e não sei se é de mim ou se realmente está algo de errado (para mim) no funcionamento da escola.

Acontece que eu NUNCA tenho contacto com a professora. Chegue eu a horas, chegue atrasada, nunca a vejo e nem pensar ir à sala do menino.

Isto chega a um ponto que, agora que o tempo começa a esfriar, o Vi leva um casaco e eu tiro fotos do casaco, para a minha sogra saber que casaco é que tem de trazer, porque nunca temos acesso ao cabide dele onde estão as coisinhas dele.

E dizem-me, mas podes sempre marcar uma reunião com a professora. Mas eu não quero isso! Não quero todas as semanas marcar reunião para saber como o menino está. Eu quero o contacto diário que tinha que eu podia sempre dizer, se o Vi estava bem ou mal e, acima de tudo, ver a interação deles.

Tivemos uma Reunião de Início de Ano Lectivo, espetáculo. Acontece que a reunião foi para as duas turmas (50 alunos), o que equivale a cerca de 75 pais. Uma reunião super fácil de termos as nossas dúvidas esclarecidas. Entrei muda e saí calada, claro.

Estas questões andavam todas a atormentar-me e resolvi ir visitar outra escola, onde também tinha andado e, mais uma vez, tinha sido feliz. Perceber se era eu que estava a exigir demasiado da escola e se haveria escolas com as características humanitárias que procurava. E realmente não estava a exigir nada de mais. Estando agora atenta a questões que não sabia que iria ter neste escola, vi essas questões todas resolvidas nesta escola que fui visitar. Se tem defeitos? Deverá ter com certeza, mas eu encontrei ali exatamente o que eu procurava.

Agora a questão, é... O que é que eu faço?
Pareço uma psico todos os dias a perguntar ao meu filho se gosta da escola e efetivamente ele gosta. Que é o mais importante. E gosta da professora e dos amiguinhos.
Mas será que o meu desconforto é suficiente para mudar o rumo da vida do Vi? Sei que não o vou traumatizar nem nada disso, mas vou mudar todo o rumo, em termos de amigos, ensino, convivências, etc.
E estou tão indecisa no que faça...
Alguém passou por situações semelhantes? Estou mesmo com um nó no estômago a pensar o que hei-de fazer para fazer o melhor pelos meus dois filhos...
HELP!

Sem comentários:

Enviar um comentário