sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Voltámos à Escola! :)

Começámos o curso pré e pós parto esta semana. Foi uma decisão difícil, mas lá conseguimos chegar a uma conclusão.
Por um lado, tinha medo que fosse uma seca tremenda e que ao final da primeira aula não punha lá mais os pés...
Por outro pensava, mas afinal o que é que eu sei de bebés e do que eles precisam? Não tenho filhos, não tenho sobrinhos, as minhas amigas começaram agora a ter filhos, mas mesmo assim não tenho aquele contato constante para saber cuidar deles e de consciencializar-me desta nova realidade.
Pronto! Está decidido! Vamos lá fazer o curso!
A escola escolhida não foi dificil, é a que mais se fala e a mais conceituada, pelo menos no meu universo, o Centro Pré e Pós Parto, no Campo Grande.


O curso é constituído por 7 módulos, um em cada semana. como já estou nas 32 semanas, tivémos de ir para a versão short da coisa. Short, no sentido de intensivo, pois os 7 módulos são dados à mesma.
Mas confesso que prefiro assim, prefiro ir já com a gravidez avançada porque agora sim, começo a preparar-me para o que aí vem e tenho outra consciência. Se fizesse isto com 20 e tal semanas, chegava ao dia e já não me lembrava de nada, provavelmente! :)
Para além disso, prefiro ir lá 4 vezes e estar 3 horas focada no curso do que ir só 1h30 por semana. Mas lá está, cada uma gere a sua gravidez à sua maneira.

Então vamos lá falar do curso!
Começámos com uma apresentação digna de alcoólicos anónimos. Com nomes, tempo de gestação, onde tencionamos ter o bebé, sexo e nome do bebé.
Éramos uns 8 casais e senti-me mesmo como numa sala de aula, em que as bem comportadas e aplicadas estão na linha da frente e as "rebeldes" ficam no final da fila! As que estavam de menos tempo de gestação (tipo 24/25 semanas) estavam na primeira fila, sempre prontas e disponíveis para intervir.
Última fila: nós e um casal homónimo nosso. Estão de 33 semanas (mais uma que eu) e ainda não tinham nome para o menino deles (nós decidimos há duas semanas).

Estes primeiros dois módulos foi a falar mais da mãe e do parto. Aprendemos tanta coisa que não fazia ideia!
Começámos a tirar aquelas primeiras dúvidas sobre contrações, quando ir para a maternidade, exercícios para facilitar o parto, como funciona o parto...
Mas o melhor de tudo foi mesmo a sessão de relaxamento e exercícios de respiração... Mesmo estando lá com outros casais foi um momento só meu, do H e do nosso filho. Primeiro uma massagem para eu relaxar e depois os três a respirar ao mesmo tempo, ao mesmo ritmo... Senti a nossa família em plena harmonia e no meio do turbilhão de coisas que se passam na nossa vida neste momento, consegui parar por uns instantes e constatar que estamos no caminho certo.




Entrei completamente céptica e saí rendida. Se estão cheios de dúvidas, se acabam por ter pouco tempo para se centrarem somente no bebé e no que para aí vem e se nem uma fralda sabem mudar, não hesitem e façam o curso!
Ainda por cima o Centro que escolhi não se restringe só ao curso, tem imensos workshops todos os meses sobre os mais variados temas, aulas de exercício pré e pós parto, uma clínica para tirar dúvidas, babysitting...

Deixo-vos os contatos:
www.preeposparto.com
centro@preeposparto.com

Sem comentários:

Enviar um comentário